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domingo, 20 de janeiro de 2013

Um pouco da História de Ito Bir...um grande amigo dos FNMs

Olá caros amigos do FNM,faz tempo que não postava nada aqui no blog....por falta de tempo,dezembro foi um mês muito corrido no trabalho.
Mas hoje contarei um breve relato da história de um agrande Alfeiro,conhecido por muitos pelos seus videos no youtube,pelas engatadas rápidas nos alfas,e principalmente por puxar a quarta reduzida com o cotovelo kkkkk,sim é ele Ito Bir de São José dos Pinhais Pr.
O jovem Ito começou cedo nos FNMs,com apenas 12 anos já viajava com o Irmão Nelson Buhrer(em memória) no seu D11 1960,e já dava umas pilotadas,mesmo sem carteira e em locais mais desertos e tranquilos,onde não havia tanto policiamento.
Não precisa nem dizer o quanto a paixão por estradas e FNMs foi aumentando no Jovem Ito.
Em meados de 1975 Ito e seu irmão compraram dois FNMs.um 1962 apelidado de Bonanza do Sr.Gé Vaccari,e outro 1960 chamado de Chaparral do Valdir Muller,esse negócio foi feito em sociedade com o Nelson e Claudio Ribeiro(Alemão).

FNM 1962 Bonanza com motorista Zeno no centro da foto.
Ito com 62 Bonanza em 1975 em Aparecida do Norte logo quando tinha comprado nas primeiras viagens
Nelson Buhrer com FNM 60.
FNM 60 Chaparral Azul e 62 Bonanza Verde.

Foi uma época muito boa,com boas amizades,algumas viagens eram feitas em Comboio,mais de 10 FNMs viajando juntos,e o melhor,se um quebrava ,todos paravam para ajudar.
Em uma viagem, o Zeno,o Luis,o compadre Nilo e Ito demorarm 8 dias para voltar vazio do Rio,passando por Santos até chegar em S.J.dos Pinhais.
Amigo Zeno

Amigo Luís
João e Família

Já numa outra viajem para Salvador,Ito eo Compadre João Borracheiro(em memória)fizeram ida e volta em 7 dias!!!Deu oque falar ,porque naquela época os Alfa com diferencial semilongo rodavam a 60 kms por hora,não era pra qualquer uma viagem dessas.Tinha que dar muita banguela e rodar muito a noite,banguelas que faziam o volante até engrossar devido a vibração do cardã,mas depois que atingia uma alta velocidade ,acima de 100 kms o FNM ficava quietinho,e como diziam o FNM dormia e os jéguinhos sumiam da frente,de medo dos FNMs,por que se precisasse parar....os freios não seguravam toda aquela velocidade.




Fotos de Ito com sua irmã Deolinda,os sobrinhos e o 62 Bonanza em 1976.
Mas algumas vezes temos de enfrentar dificuldades em nossas vidas.
Com Ito a maior dificuldade foi em 1977 quando uma carreta bateu na cabine do D11 deixando toda destruída,sendo necessário fazer a substituição da mesma.


Fotos da época do acidente em 1977,bem quando Ito havia comprado a parte que pertencia aos sócios.

Mas o Garoto não desistiu e nem desanimou,arrumou o Bonanza que tempos depois foi vendido,deixando muitas saudades.Então Ito comprou um FNM Amarelo 1966,logo depois um Azul também 1966 que tempos depois foi transformado em cavalo mecânico e apelidado de Sucatrotter.
Esse Super Sucatrotter foi um caminhão muito bom,engatado numa carreta de 2 eixos 
Foto tirada na bica dágua na serra do Azeite com o FNM 66 amarelo.

FNM 66 ainda trucado ,depois veio a ser cavalo e batizado de ...Sucatrotter.

Foi que então anos mais tarde Ito vendeu o Sucatrotter para um amigo,e comprou outro cavalo mecanico ano 72 ,e mais adiante foi vendido.
Mas Ito Bir como todo bom Amigo dos FNMs agora encara uma nova empreitada....comprou um V12 ano 1971 e está restaurando,com a ajuda do Amigo Osvaldo Strada(logo postarei uma super história do Oswaldo),e esse 1971 será batizado de Bonaza 2.
Sr.Luizão,Ito eo Sucatrotter.
FNM 1972 com carreta.
FNM V12 1971....Bonaza 2 ...a Missão.



Restauração do Bonanza 2 na oficina do grande amigo Oswaldo.Bom caros amigos do FNM  por hoje é só,espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o grande Ito Bir,logo postarei mais histórias ,cheias de aventuras e de boas lembraças dos saudosos caminhões Alfa Romeo e dos seus pilotos e Amigos do FNM.

12 comentários:

  1. Rodrigo
    Adorei a história! Viajei junto com as fotos. Este tema (histórias de vida) me agrada profundamente, fiquei emocionado!
    Grande abraço
    Do amigo Cuti!

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    1. Boa noite Cuti,essa história foi me enviada pelo próprio Ito Bir,juntamente com as ótimas fotos,essa semana estarei escrevendo mais ...um grande abraço e muito obrigado por visitar o Blog.

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  2. Não é todo dia que vemos alguém encarando uma restauração de caminhões. Tem que gostar muito, apreciar mesmo o veículo. Boa sorte para o sr Ito.

    Muito bacana seu blog.

    Inté!

    http://leroicotidiano.blogspot.com.br/

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    1. Boa noite amigo Leroi,muito obrigado por visitar o blog,realmente restaurações dão um trabalho e tanto.
      Quero postar mais alguma boa história logo,vou visitar seu blog ,valew abração.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Lembrei que vi um motor que penso ser de FNM. Está no post abaixo, numa viagem que fiz ao extinto Museu do Automóvel de Brasília. Um forte abraço!

    http://leroicotidiano.blogspot.com.br/2012/08/final-de-semana-na-estrada.html

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    1. Boa noite Lerói,realmente aquele motorzão lindão é um Alfa Romeo 1610,com 11 litros de cilindrada,potência que no início era de 150 hp,depois passou para 175 hp,e nos ultimos modelos 180hp e mais modernizado chegando a 215 hp no cavalo mecanico FNM210.
      Bem bacana as fotos amigo,um abração e fica com Deus.

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  4. Muito legal..e com ilustrações ainda.....!!! Show mesm,o.

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  5. Meu nome é Cristiane Ribeiro Faustino. Estou numa das fotos, quando tinha apenas 2 anos de idade (34 anos atrás) com meu pai Diozeno Ribeiro, mais conhecido como Zeno. Ele levava minha mãe e eu em algumas viagens naquela época. Ele conta que uma vez eu falei que o Alfa tinha cara de mulher velha, toda descascada rssss.
    Muito boa história a sua. Que venham outras.

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  6. Conhecemos o Sr. ITO Bir aqui em Caxias do Sul ontem junto com o Sr.Miklos,eu e minha esposa amamos eles...nossos queridos Veteranos,tiramos muitas fotos mas não conseguimos pegar o contato de ambos...gostaríamos de ter para mandar as fotos aos mesmos.Nunca esqueceremos o encontro.

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  7. Adorei a história porque me vi nela, nunca tive um Fênemê, mas tive o prazer de trabalhar com alguns deles, aquele verde da cabine rebitada o famoso barria d`água o D11, V12, 180, e o Fietão 210, trabalhei com o passo curto, o passo médio e tansportei bois como o passo longo que dava até 85 no pé, freios nenhum deles eram confiaveis...... Tempo bom que agente rodava com pneus mostrando as lonas, pneus com forra, mas tinha amigos em qualquer estrada.
    AInda tenho vontade de comprar um FNM D11 só pra passear na minha cidade e visitar os parentes na cidade vizinha...
    Lembrando quase todos que trabalhei tinha caixinha no cardan, perto do diferencial onde agente aplica a famosa roda-livre, era cada ponto morto de feder chifre queimado, ficava lisinho, o caminhão dormia porque bom de direção era o problema era a vibração do cardan, mas quando tinha caixinha era bom de mais,saudades. kkkkk

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  8. Tenho Chevrolet 64 pra venda todo original de primeira zapp 44-99946-3311

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